quinta-feira, 5 de julho de 2007

Post número 1 - Razão de ser de (mais) um blog

Desde há bastante tempo que sentia a necessidade de criar um blog sem grandes procupações formais, onde pudesse falar de todos os meus interesses. Este blog que agora começa surge de um processo de amadurecimento mental. Surge, ainda, passado o tempo suficiente de ter experimentado um saboroso renascimento de velhas ideias. De me ter libertado de um pesado jugo que transformou o meu modo de escrever e de pensar.
Para além disso, sentia que o meu velho blog, activo há mais de quatro anos, se transformara num blog demasiado literário e tortuoso. Custava-me, num blog onde experimentara processos de construção frásica elaborados, onde procurara por vezes musicalidades novas (sem ter quase nunca conseguido, refira-se), ao mesmo tempo "postar" textos políticos, desportivos, sobre impressões do dia-a-dia, etc. Fazer recortes de imprensa e comentar, nem que fosse o comentário banal e sem grande opinião formada. O Ideias e Pensamento acabou por se tornar uma espécie de ditador da minha escrita. Nele as imagens, tão importantes na Internet, desapareceram por completo. Por causa disto tudo, a minha assiduidade de escrita descurou-se. Largos meses se passaram sem ter colocado um texto no mundo blogosférico. A experiência da literatura acaba por ser, para mim, bastante turtuosa. Quantos textos se encontram nas minhas gavetas, começados e não acabados. Desisti deles? Por certo ainda não. Tenho a esperança que eles e eu amadureçamos e mais tarde brotemos com novas ideias para os completar.
Por causa disso, o Ideias e Pensamento não acaba. Será, por assim dizer e passe a presunção, o meu blog literário. O possível leitor que por ele continue a passar. Talvez lhe estejam reservadas algumas surpresas.
Em resumo. O Instinto da Acção nasce da necessidade de escrever sobre tudo e nada. De me libertar da literatura. De dar opinião. Confesso que sempre julguei que a blogosfera passaria um dia de moda. Enganei-me, reconheço. Não só nela despontam cada vez mais interessantes blogs, como se tornou num espaço importante de opinião e debate. Veja-se, por exemplo, a publicação diária de "recortes" blogosféricos nos principais diários portugueses. Atente-se aos casos públicos que os blogs despoletaram como temas da actualidade (o mais recente, sem dúvida, o da licenciatura do nosso Primeiro-Ministro). Naturalmente que ela também passou por um processo de selecção natural, algo que eu não previ num texto que em 2003 publiquei no Ideias sobre a blogosfera. Confesso o meu espanto hoje. E prometerei, também, dar notícia neste espaço que agora arranca de blogs e sites por mim visitados e que julgo merecerem atenção.

Instinto da Acção. Porquê este nome? Para começar, a ideia deste blog surge numa altura em que, mais uma vez, O livro do desassossego de Fernando Pessoa/Bernardo Soares volta a "descansar" na minha mesa de cabeceira. É nele que está uma das frases que mais me impressionaram nas minhas leituras: «A fé é o instinto da acção». Num livro-romance-manual de sonhos em que um semi-heterónimo desse homem plural anda estaticamente perdido na baixa lisboeta dos anos 20-30, ter uma máxima solitariamente fragmentária, sem contexto, em que afirma que a fé é o instinto da acção destoa. Ter fé? Mas em quê? Na possível acção a realizar? Então que a minha fé de criar um blog se concretize e, desta forma, a acção se torne realizável.
Assim, como se pode apreender, o nome do blog é uma homenagem directa a esse livro que me fascina desde sempre. E de que certamente vou dando notícia por aqui ao longo das minhas leituras.

Desde já o meu obrigado a quem tiver "pachorra" para ler os meus devaneios sobre os temas que eu gosto... Sobre a cidade do Porto (a minha cidade)... Sobre direito... Sobre comunicação (por enquanto)... sobre arte... Em poucas palavras: sobre tudo e sobre nada.

2 comentários:

White Castle disse...

Eu tenho "pachorra"! Eh eh!! Se já te "aturo" pessoalmente, sou bem capaz de ler os teus textos!! E com muito gosto ;) Bom trabalho! E boa sorte para o teu 3.º blog!

(Não tens mais nada para fazer na vida? --- Sim, ia aludir a uns certos formularios, mas acho por bem não o fazer! ;-)

Fica bem!

Anônimo disse...

Meu amigo, à reflecção sucede-se a acção; pelo que este teu novo Blog mais não é do ke a evolução lógica do anterior. Vai em frente, e já sabes, não te eskeças das imagens... :P