quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Casos de Polícia

Portugal vive por estes quentes dias de Verão um grave problema que, se não for controlado atempadamente, pode um dia tornar-se mais incendiário do que os incêndios florestais. Refiro-me à onda de criminalidade que assola as noites do Porto e de Lisboa, para além dos diários assaltos a bombas de gasolina e a joalheiros que causam vítimas mortais. Entre outros tantos casos de violência extrema...
Porém, segundo o Público online, vários polícias agrediram um grupo de jovens na zona do Parque das Nações em Lisboa:

A PSP está a investigar a autoria e veracidade de um vídeo que circula na Internet desde esta semana e onde um grupo de alegados polícias agridem violentamente um grupo de jovens na zona da Expo, em Lisboa.


Na notícia segue o link para o vídeo que se encontra no Youtube. Estranhamente, como refere o Público, ninguém apresentou queixa em nenhuma esquadra da PSP. O que me faz pensar que a culpa pelas agressões possa não ser da polícia. Não poderia esta estar a defender-se? Não têm os agentes da autoridade direito à autodefesa? É inacreditável que em Portugal, país com cada vez mais problemas de insegurança, a nossa polícia seja tantas vezes vista como maus da fita. Podem sempre existir alguns elementos menos bons, como em todas as profissões. Porém, a verdade é que Portugal ainda não se livrou totalmente do trauma de antes do 25 de abril em que o agente policial era visto como elemento ao serviço de uma entidade superior que sugava a liberdade à população. Essa mentalidade tem que mudar, e temos que deixar a polícia fazer o seu serviço.

4 comentários:

White Castle disse...

Duarte, que imagem foste pôr!!! Depois não te queixes da famosa foto por trás às crianças...

João Fachana disse...

Tou a ver que o comentário da white castle foi convincente;)

White Castle disse...

Era isso mesmo que ia dizer joão fachana.. esta imagem fica bem melhor ;) Ainda vou ser tua consultora de imagem, Duarte ;)

White Castle disse...

Agora falando do post, acho estranho este vídeo só se ter tornado mediático agora... Bem como quase que parece premeditada a filmagem desse vídeo no tlm... No entanto, do que vi, não me parece defesa, porque defesa não consiste em 3 ou 4 policias estarem a pontapear uma pessoa, todos em pé... Poderia sê-lo num inicio (que não é, curiosamente, filmado), mas depois não me parece...

Agora algo que é uma certeza, e este vídeo é mais uma prova disso, é a força da internet (hi5, blog e youtube - não esquecer que este vídeo se tornou mais conhecido com um post num blog!)