sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Presidência portuguesa consegue novo tratado

Fumo branco para o novo tratado europeu, como mostra o Público online. A presidência portuguesa tem assim a sua grande vitória na Cimeira Europeia de Lisboa. Prova-se, deste modo, que a nossa diplomacia também consegue ultrapassar com mérito os entraves criados por países como a Itália ou a Polónia, esta última que tem parecido querer vestir a pele de ovelha negra dos vinte e sete estados-membros da UE.

Apesar de achar que o futuro tratado de Lisboa acabará por revestir um carácter transitório (se calhar não tanto como o de Nice que logo após a sua assinatura desagradou a muitos países, principalmente aos maiores), acredito que este novo texto possa trazer um pouco de "paz" ao momento actual. A UE e o seu crescimento pode agora ser pensado (e sonhado) sem grandes pressões. Apesar das concessões que se fizeram (como a queda dos símbolos da Europa do tratado), o prolongar da discussão e a não assinatura deste acordo poderia ser fatal para a imagem da UE.

2 comentários:

Rita disse...

Se o acordo quanto ao texto final do tão afamado Tratado de Lisboa foi finalmente alcançado, passa se agora para o 2º momento desta saga:

Referendo?

Hein?

Eu cá não me pronuncio, mas vou estando atenta às opiniões dos entendidos (e dos não entendidos..) sobre a matéria

=P

João Fachana disse...

Porreiro Pá!
:D